domingo, 1 de novembro de 2009

No passado


O futuro mostrado em filmes dos anos 80 e 90 é curioso. Nosso presente é o futuro que eles vislumbravam. No decorrer do texto vou relembrar algumas previsões acertadas e outras que beiram o ridículo.

A primeira lembrança é a guerra nuclear de “O Exterminador do Futuro 2” (1994) de James Cameron. Guerra que aconteceria em 1997. Cá estamos em 2009 e nem os organismos cibernéticos (os famosos cyborgs) foram criados.

No aclamado “2001 – Uma Odisséia no Espaço” (1968), Stanley Kubrick prevê um mundo em que a viagem interplanetária seria comum. Ora, nem voltar à lua conseguimos com tanta facilidade, quanto mais explorarmos outros planetas. Sem esquecer a inteligência artificial do computador HAL-9000. Computador este que consegue tomar o controle de uma nave de forma assombrosa mudando o curso de uma missão anteriormente programada. Este tipo de inteligência, avançada no “2001” de Kubrick, ainda engatinha em nosso mundo contemporâneo.

Uma pérola para discussão dessas previsões é a trilogia “De Volta para o Futuro”(1985-1990) de Steven Spielberg. Lembro do Café Anos 80. No tal café, as refeições seriam servidas por bonecos projetados em um monitor que se deslocava de um lado a outro, assim as garçonetes não seriam mais necessárias no futuro. Os hologramas eram os novos outdoors e a entrada em nossas casas feita pela identificação da digital. Claro que o tráfego fora praticamente eliminado no futuro de Spielberg já que os carros também voavam. Realmente a previsão do café anos 80 acertou em cheio. Temos milhares pelo mundo e todos eles fazem questão de tocar Michael Jackson exaustivamente, assim como ocorre no filme. Mas e os Hoverboards? Infelizmente os skates voadores ainda não existem. Muito menos as viagens no tempo, assunto também abordado no “Exterminador”.

Na sede por respostas, o ser humano sempre tenta prever o futuro em sua arte, mas a medida que o futuro iminente vai tomando conta de nossas vidas, começamos a perceber que a coisa não será tão rápida e que talvez nossa geração, nascida nos anos 80, não presencie mudanças tão significativas como carros voadores ou uma inteligência artificial auto-suficiente.


E você? Lembra de algo que se cumpriu? Lembra de algo absurdo que não existe e parece estar longe de existir? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário