sexta-feira, 19 de junho de 2009

A pré-estreia de Loki


Anos 60, um contrabaixo, uma guitarra e um piano por perto, Arnaldo Baptista estava pronto para colorir o mundo. Mas tudo tem começo, meio e fim. A história de Arnaldo está longe de seu fim. História que virou documentário o qual acompanhei ontem em sua pré-estreia.

Dirigido por Paulo Henrique Fontenelle, o documentário segue a vida perturbada do músico até seu retorno aos palcos com os Mutantes em 2006. As imagens de arquivo nos remetem a uma época rica de criatividade em nossa música.

Os Mutantes conseguiram, num tempo de forte influência estrangeira em nossa música, dar identidade brasileira ao Rock. O documentário nos transporta a essa época através de diversos depoimentos, entre eles do jornalista Nelson Motta, do mutante Sérgio Dias, Liminha e Dinho Leme, Gilberto Gil e Tom Zé. Tudo intercalado a um mosaico, uma pintura que Arnaldo fez relembrando os diversos momentos. Rita Lee não quis dar depoimento. Segundo o diretor, toda vez que a assessoria da cantora era contatada, diziam que Rita não fala dessa época.

Arnaldo é posto com afeição na grande tela. O diretor Paulo Henrique contamina a todos com este sentimento, ao final da sessão, nossa vontade é abraçar o mutante. Como grandes gênios vivos, Arnaldo obteve sua redenção após vertiginosa queda.Vale lembrar que fomos nós que o condenamos à sua pior época. O Brasil é cheio de preconceitos, foi preciso gente de fora dar valor para que reconhecêssemos a importância de Arnaldo para nossa música. Se não fosse Kurt Cobain e Sean Lennon (ou também Mike Patton) citar Arnaldo como principal influência, talvez, este estivesse morto e esquecido feito Simonal.

Após a exibição, houve um debate, uma sabatina com a participação de Arnaldo Baptista, do diretor Paulo Henrique e do gerente de Marketing e Projetos do Canal Brasil, André Saddy. Separei os pontos mais interessantes:

A Idéia do Documentário


Paulo Henrique
– O material seria usado originalmente para um programa no Canal Brasil. Achei que essa história deveria ser contada.

Novo Disco dos Mutantes


Arnaldo Baptista
– Não ligo mais para Mutantes. Não gosto das guitarras do Sérgio, ele usa Amplificadores Digitais, prefiro os valvulados. Eu gosto de guitarras Gibson.

Música Brasileira Contemporânea

AB
- Não ouço nada, só Pato Fu.

Novos Projetos

AB - Fazer um show com uma Gibson, usando amplificadores Valvulados.

Sobre a “Patrulha do Espaço”

AB - Não se encontram ao meu alcance no momento.

Sobre Expor suas obras

AB - Gostaria de encontrar alguém que faça isso acontecer

Mantém contato com algum Tropicalista?

AB - Meu dia-dia não permite. Cada um leva sua vida.

Beatles ou Rolling Stones?

AB
- Beatles abrange folclore. Rolling Stones é música lenha, pesada. Um completa o outro.

Momento mais emocionante do documentário?

AB - Foi quando eles chegaram a minha casa com o gravador e a câmera digitais. Nunca tinha visto. Não conhecia equipamentos assim.

PH – O momento mais emocionante é ver a reação do público agora. Sensação de dever cumprido. O filme não é mais nosso, é do público.

Assalto durante as filmagens em Londres

PH - Filmamos numa região perigosa. Uma gangue tentou roubar nossa câmera, corremos e quando Arnaldo nos viu correr com a gangue nos perseguindo, correu atrás, gritando. Eles dispersaram ao verem Arnaldo correndo atrás. Ele salvou o filme, pois era a única câmera. Ele disse que foi bom, pois pode praticar seu caratê.

Comparação com Syd Barret

AB - Comparação tem um peso mais importante do que consigo imaginar.

Algum momento delicado foi cortado do documentário?

PH – Tivemos carta branca do Arnaldo. Nenhum tipo de censura, quando mostramos o documentário a ele pela primeira vez, ele disse que tínhamos conseguido captar sua alma.

Banda dos sonhos de Arnaldo Baptista

AB – Jimmy Page na guitarra, porque ele usa Gibson. Baixista, escolho Jack Bruce do Cream. Baterista Nigel Olson, que foi baterista do Elton John e o tecladista Tony Kaye do Yes.

Arnaldo Baptista fez um apelo aos presentes que pedissem à gravadora EMI que recolocasse sua obra em catálogo. É bom lembrar que o compositor também tem livros prontos a serem publicados e pinturas prontas a serem expostas. Só falta o patrocínio.

SITE OFICIAL DO CANTOR: http://www.arnaldobaptista.com.br/

Um comentário:

  1. Adorei! O filme realmente é emocionante, pena que não pude ficar até o final das perguntas. Bjs!

    ResponderExcluir