quarta-feira, 9 de maio de 2012

À SOMBRA DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA


Anjo

Para mim, time de futebol é igual orientação sexual, você nasce assim e acabou. Eu, caros amigos, eu queria era ter nascido corintiano. Quando eu tinha, não sei... meus 7 anos, vi o São Paulo Futebol Clube ganhar tudo que estava disputando. Não deu outra, foi paixão à primeira vista. Mas algo estranho me acompanha desde então.

Em 1995, por exemplo, eu olhava de rabo de olho para a TV vendo aquele Carioca que batia falta com maestria frente ao Palmeiras, na final do Campeonato Paulista do mesmo ano.

Em 1998 eu comemorei muito quando Eles (o sujeito aqui é divino e merece a caixa alta) perderam o Campeonato Paulista para nós. Foi lindo e no ano seguinte Eles perderam a Libertadores para o Palmeiras. Mas antes venceram o Paulistão, com direito a embaixadinhas do capetinha Edílson e tudo, quem não se lembra?

Em 2000 viria a glória para o Corinthians, o Mundial conquistado no início do ano, com direito a invasão corintiana no Maracanã. Só que o tal mundial fez com que o time fosse compelido a vencer a Libertadores, para provar que tinha tradição internacional. Mas havia uma pedra no meio do caminho, uma pedra chamada São Marcos.

Em 2001 Eles venceram o Santos à corintiana. Um jogo que me fez olhar pra Tevê e me emocionar com uma ponta de inveja no coração. Em 2003 e 2006 eu vibrei muito quando Eles foram eliminados da Libertadores diante do River Plate. A crise foi tamanha que, na sequência, o Corinthians foi rebaixado no Brasileirão de 2007. Renasceram em 2008. Feito uma fênix (ou seria um gavião?).

Isso é um pouco de Corinthians durante meus 27 anos de vida. Em 2012 o time do Parque São Jorge completa 102 anos de existência e posso dizer, com certeza, não fosse essa existência, o futebol paulista não teria a mesma graça. São Eles que, mesmo nunca tendo ganhado uma Libertadores possuíram em seu elenco gente como Carlitos Tevez, Ronaldo, Roberto Carlos, entre outros. São Eles que, ao que tudo indica, vencerão a Libertadores. São eles que tiveram atacante médico e politicamente engajado, duas coisas raríssimas no mundo dos boleiros.

O Corinthians é maravilhoso e odioso, mas acima disso, o Corinthians é maior que tudo e pelo menos, enquanto eu viver, assim será.

Um comentário:

  1. Belo texto! Mostra um lado fora da torcida, uma visão que, independente de rivalidade, mostra a paixão ao futebol acima.

    ResponderExcluir