segunda-feira, 21 de março de 2011

A resposta de Solda

Ontem, muitos de nós torcemos o nariz para a charge de Luiz Antônio Solda, publicada na versão online do jornal O Paraná. A charge mostra um macaco e os dizeres:

“Almoço para Obama terá baião de dois, picanha, sorvete de graviola…E BANANA, MUITA BANANA”

(Para ver a charge em tamanho original, clique aqui para ir ao blog do cartunista)

À primeira vista, a charge causa espanto, porém, como eu já conhecia o cartunista Solda e admirava seu trabalho, fique com a pulga atrás da orelha e resolvi correr atrás de respostas. Fui até seu perfil no Facebook e perguntei se ele não gostaria de dar sua opinião sobre a polêmica. Reproduzo abaixo sua resposta que ele postou em meu Facebook e autorizou que fosse publicada em meu blog.

Leonardo: jamais fui preconceituoso nem racista e não gosto desse tipo de gente. Coloco aqui o comentário do chargista Marco Jacobsen: O preconceito e o racismo ficaram por conta do ignorante que postou essa imbecilidade! E esses comentário...s carregados de preconceitos com mora no sul? Uma estupidez só! [aqui ele comenta sobre o que meus amigos disseram no Facebook] Essa turma não sabe ler?

A charge não é racista, gente. Fica claro que o macaquinho (figura simpática) que está fazendo o gesto “banana”, é uma referência à resistência às propostas comerciais indecentes que os americanos nos fazem há décadas. Oferecer uma “banana” aos americanos, não tem nada de racismo e sim um protesto bem brasileiro (seja ele de qual região for). O senhor Paulo Henrique Amorim, é responsável por achincalhar a o caráter ilibado deste que é um dos maiores artistas gráficos do país. Embora este senhor não tenha se manifestado de forma clara, publicar um post com o título: “Jornal Paraná Online publicou hoje charge racista com desenho de um macaco e com os dizeres...” é induzir a todos os leitores a tirar uma conclusão precipitada e b urra. Manifesto aqui minha indignação e desprezo por todos que viram uma ilação racista na charge. Pois pra mim ficou claríssimo que o racismo está embutido na cabeça dessas pessoas mesmo que induzidas. Acho que o cartunista deveria processar o jornalista, o site e todos os que o acusam injustamente de racismo.

15 comentários:

  1. Leo, minha mama tinha um ditado que dizia o seguinte: "Não quer que eu fale, não deixei acontecer", o artista poderia ter evitado, talvez não tenha o feito com a intenção, mas, alguma coisa, involutariamente, o fez pensar e publicar a tal charge. Reforçando, ele poderia ter evitado.

    ResponderExcluir
  2. Se não fosse racista o cara não teria se medrado e retirado a charge do ar. Gosto de gente que honra com sua palavra, ou seja, 'não tive inteção racista e a charge continuará aí, não tenho medo de processo!', não é?
    Na época da copa, colocaram a mesma coisa, retiraram em minutos, e se não foi por racismo, porque não mantém? Heim?

    ResponderExcluir
  3. Ok, o engraçado é justamente ele fazer a comparação de um macaco com o presidente negro dos EUA.
    Agora por que o macaco? Não poderia ser outro animal, como a águia?

    ResponderExcluir
  4. Luzia.
    não teça comentários sobre quem você não conhece; vai parecer que além de ignorante você é burra,

    ResponderExcluir
  5. poderia ser QUALQUER outro animal, ja que a "banana" não é a comida não é verdade? não tem porque relacionar com o macaco. e a charge caberia em qualquer situação dos states com o brasil.. engraçado que só agora com o obama a fizeram, e o fato dele ser negro, e de negros serem chamados de macacos foi só uma coincidencia! rs! banana também esta escrito em amarelo, pra reforçar a BANANA sobre a qual estamos falando! Hipocritas nojentos!

    ResponderExcluir
  6. Da próxima vez, seja mais cauteloso. O certo é o certo. Foi usar um macaco logo agora que o primeiro presidente é negro ?
    PENSE DUAS VEZES !!

    ResponderExcluir
  7. Só eu me imaginei no lugar do macaco?
    Conheço bem o país e onde nasci não tem graviola (que eu adoro) nem baião de dois e é sempre esse Brasil "típico" que recebe os estrangeiros. É essa a cara que a gente tem pra muitos: "típicos", alegres, manipuláveis, mulheres bonitas e fáceis (considere os dizeres contra prostituição e tráfico de mulheres na maioria dos aeroportos). Primitivos (ouvi essa de um estrangeiro na terça), manipulados por comida. Temos muitas coisas pra rever como nação e a educação é a principal (tremenda confusão compreensível da charge – acostumados com o racismo, colocamos o homem lá, nos identificamos e tomamos suas dores... Oi?! Imagine os pés desse macaco, olha a pose, ele está de bermuda e chinelo, não tem gravata aí) O que é que a gente ganha em troca desse fornecimento todo? Banana. Quanto custa passar férias ou instalar a sua empresa aqui? Banana. Aprendi a ser uma macaca e a sonhar em morar fora do país. A achar que lá é melhor e a querer deles o que eles querem de mim. Sorvete de graviola é cenário! O que eu quero mesmo é te dar o que você sempre me ofereceu pedindo tudo em troca, ou seja... no máximo, banana!

    ResponderExcluir
  8. Nenhuma surpresa aqui!!. Que tipo de charges podemos esperar de um pais do terceiro mundo!??. Pior do que essa; somente as do Jornal da Globo!!.

    ResponderExcluir
  9. Eu fecho com a Luiza... "Quem não deve, não teme!"
    Se retirou a charge é porque voluntariamente ou não, incorreu em erro! Além de Paulo Henrique Amorim pode-se dizer tudo dele, menos que não é insensível e sem perspicácia! O que esse povo se esquece é que a História Mundial não + aceita essas aberrações de um Ser se achar superior por simples tonalidade de pele... Bandos de retrógrados que nasceram no Século errado!!!!

    ResponderExcluir
  10. Nunca tantos escreveram tanta asneira em tão curto espaço. Sem exceções. Não há racismo algum na charge, néscios. Trata-se de uma piada. E se a ideia é dar uma banana para o Obama, nada melhor do que o macaco. Afinal, é ele quem come a fruta. Os petéticos, no entanto, querem relacionar o negro com o macaco. Não há relação, a não ser na cabeça de quem vê. É gente como essa que enxerga na morte do King Kong no alto do Empire State uma metáfora do poder capitalista sobrepujando os "coloreds". Valha-me Zeus. E tem mais: Ali Kamel está certo. Nós não somos racistas. Ainda mais porque raça é um conceito definitivamente enterrado pela ciência. A raça é uma só. A raça humana.

    ResponderExcluir
  11. Aff... Vocês ainda não sabem quem são el macaquitos??? Nós! O todo poderoso presidente dos EUA pode ser o próprio Tarsan que um brasileiro ainda é ainda mais macaquinho. E como símios temos o direito inalienável de prestar bananas a quem acharmos melhor.

    ResponderExcluir
  12. Ali Kamel está certo??????? Não vou comentar essa afirmação...Acho legal tbm começar a postagem chamando os outros de néscios. Muito bacana(ou seria banana?) você, Marcus Vinicius.

    A questão da charge... Bom, charge que precisa de explicação do cartunista pra dizer que não teve essa ou aquela intenção, de algum jeito, deu errado. Era uma demissão fácil de evitar, como disseram antes.
    Quanto ao racismo supostamente presente, bom, eu não vi tanto motivo pra alarde. Pode ser realmente até bem sugestiva, mas não chega a ser racista mesmo. O que deixa mais claro ainda que algo deu errado no desenho, no modo de passar a ideia pro papel, enfim.

    ResponderExcluir
  13. A charge não demonstra o racismo do cartunista de forma alguma! A idéia é que no exterior o Brasil, como outros países da AL já foi muito tachado de república de bananas, e pior, visto por alguns estrangeiros (estes sim racistas) como um país de macacos (lastimável). A charge faz piada com isto, aqueles que no passado já foram tachados de macacos e de república de bananas, agora estão em condição de mandar uma banana, muita banana, para os interesses da nação mais poderosa atualmente. Não tem nada relacionado com tachar o Obama de macaco, ou afrontar os negros de alguma forma.

    ResponderExcluir
  14. Nem fazendo muito esforço consegui enxergar o racismo da charge. Tem um macaco mandando uma banana pro Obama. Ok. E por isso, a charge é racista. Ok. É porque não pode mandar banana para um negro? Aliás, Obama não é mulato?

    ResponderExcluir
  15. Maringas,
    Você disse: "não teça comentários sobre quem você não conhece; vai parecer que além de ignorante você é burra, "

    Então posso afirmar que além de ignorante, você é burro? Não me conhece e já teceu comentários sobre mim, né?

    ResponderExcluir