segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

FRACASSADO

São dois anos estudando o Jornalismo e suas vertentes. Dois anos que revelaram mais do que eu imaginava. Dois anos em busca do diploma que, para mim, vale tanto. Nesses dois anos, passei por três semestres intacto. Estou passando pelo quarto neste exato momento. Até hoje, nesses dois anos, nunca precisei de exame para me aprovar. Até hoje.

Exame é o seguinte, o aluno burro (no caso eu) não consegue nota suficiente para ser aprovado. No caso de minha universidade a chamada média é 7. Amigos, eu fiquei com 6 em Lingua Portuguesa III: Linguagem, Texto e Discurso. Isso me arrasou. Como posso ter a cara de pau de querer ser um comunicólogo tirando 6 em Lingua Portuguesa III: Linguagem, Texto e Discurso?

Amigos, meu caso merece reflexão. Temo que tenha sido um sinal divino. O pior é que, como a maioria de vocês sabe, eu sou ateu e, portanto isso agrava mais ainda a situação. Estou em plena crise examinal, uma variação da crise existencial. Ficar de exame pode significar muitas coisas, mas temo pelo pior. Escolhi a profissão certa?

Certa feita, quando confessei meu desejo de ser um comunicador profissional para um parente próximo, ouvi o seguinte: “Olhe para você. Você precisa é fazer um curso de segurança”. Amigos, talvez o discurso que subestimei tivesse seu valor, afinal, o que fará um jornalista que tira 6 em Lingua Portuguesa III: Linguagem, Texto e Discurso?

Meus caros, isso não é brincadeira. É realmente grave, gravíssimo. Lembremos dos grandes homens da humanidade. Teria Einstein tirado 6 em Física? Nietszche tirou 6 em Filologia? Goebbels tirou 6 em Propaganda? Jesus Cristo fora tirou 6 na prova para carpinteiro? Duvido muito. É aí que mora o problema.

Minha nota baixa, que resultou no temido exame que ainda nem sei a data, é prova irrefutável que devo repensar o que estou fazendo. Talvez estivesse melhor na frente de uma boate, parado feito um poste e fazendo cara de mau. Estou decepcionado comigo mesmo e você, caro leitor, é quem paga por isso tendo de ler estes devaneios que estão carregados de minha tristeza momentânea.

Talvez eu me arrependa de ter escrito isso, talvez não. Talvez você use filtro solar. Talvez não. Mas uma coisa é certa: eu estou marcado para sempre, pois no quarto semestre do meu curso, fiquei de exame em pelo menos uma disciplina. Sim, em pelo menos uma. Ainda aguardo a divulgação de várias notas. Esperemos para ver o tamanho do fracasso deste fracassado que vos escreve.

4 comentários:

  1. Ô Léo, eu fiquei com 5,5 de média em Língua Portuguesa no primeiro semestre de Letras.

    Julgar seu talento por nota é a pior besteira que você faz.

    Fica triste não. E ó, eu reviso seus textos.

    ResponderExcluir
  2. Léo, nem parece ser vc!!! Se esqueceu que Einstein era um péssimo aluno e se tornou um brilhante fisico??? Sua nota 6 pode sim ser um sinal, mas um sinal seu pra vc mesmo, ok.
    Não se preocupe tenho certeza que vc é um bom aluno e melhor ainda profissional.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. eu não acho que serás um mau jornalista.
    pelo menos melhor que segurança...

    .-.

    ResponderExcluir
  4. Atrasado e vendo pouco, respondo. Näo cara, sua nota näo significa sinal algum. Pode ser uma dica, no máximo. Dica para dormir menos, brincar menos, mandar a sala calar a boca e afins. Você é o melhor aluno da nossa sala e um dos melhores daquela merda de faculdade. De todas dicas que procuro, ou procurei, com os professores uma sempre me seguiu e intrigou. A querida Vera falou q eu deveria aprender as questões básicas da profissão e estudar apenas para tirar 7. E ocupar meu tempo lendo livros que possam acrescentar minha visäo do mundo. Achei estranho, mas é verdade. Pense que ler Marcuse vai te ajudar mais do que ter tirado 10 no Caldeira, no futuro. Lógico que boas notas säo formas de nos deixar animados e notas baixas, nos deixa triste e decepcionado. Principalmente em pessoas como nós. Entäo levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima...

    ResponderExcluir